Founder REMIND
Mercadóloga e especialista em BX
Assim como no mundo dos jogos, a sua marca deve dominar a estratégia para ganhar mercado e estar sempre um passo à frente.
Uma boa forma de dominar o jogo, é conhecendo as jogadas do adversário e o território de jogo para saber até onde se pode ir (ou não). No mundo das marcas, podemos chamar isso de "campo de domínio". Que são todos aqueles assuntos, temas e termos que envolvem o território da marca e que ela pode e deve falar dentro do seu posicionamento.
São assuntos que, diretamente ou indiretamente, se conectam com seus públicos.
Isso está longe de ser uma restrição, significa estratégia na comunicação e, acima de tudo, verdade. Quando uma marca vai se comunicar, é importante que ela atue dentro de sua área de domínio, se posicione verdadeiramente dentro daquilo que ela acredita e dentro do que as pessoas interessadas e envolvidas com a marca esperam que ela fale, sem atirar para todos os lados.
É assim que se cria relevância.
Separei algumas perguntas indispensáveis para você imergir no seu negócio:
1. Qual é o campo de domínio da sua marca?
2. Quais assuntos fazem parte do seu universo?
3. O que o seu público espera que você fale?
4. O que você não pode falar de jeito nenhum?
5. O que os seus concorrentes já falam e quais termos eles mais usam?
Dica de ouro:
lembre-se que deve haver verdade entre o que se diz e o que se faz.
Aproveitar o campo de domínio é falar sobre o que sabe, acredita e pratica no dia a dia, não sobre o que está em alta para ganhar popularidade e visibilidade.
Tá em alta e faz sentido?
Então se joga, testa, mensura e otimiza.
Mas fique atento:
Para cada setor, milhares de novas tendências surgem.
Assuntos, formatos de venda, ferramentas e mais um zilhão de ações aplicáveis, mas pouco se encontra sobre contexto e utilização das mesmas.
O problema é que tendência sem estratégia é modismo.
É aí que entra a importância de uma boa plataforma de marca, que tenha base, estratégia e entendimento de contexto de marca, para que em momento nenhum a marca arrisque sua imagem por tendências que fogem completamente de sua área de domínio.
Mas o que aproveitar disso tudo?
1. É preciso ter em mente que alguns assuntos devem ser explorados e outros não, a não ser que seja necessário, genuíno e realmente oportuno para o seu negócio. É saber até onde você pode ir, mas além disso, saber caçar o caminho para ampliar ainda mais esse campo.
2. Reflita:
Sobre o que falamos?
Para quem falamos?
O que o meu cliente realmente espera e precisa?
Como valorizamos a marca na comunicação?
Quais são nossos principais termos e benefícios?
O que realmente vai chamar a atenção do meu cliente?
Tendência nem sempre é sinônimo de oportunidade,
pode ser também um ponto de atenção.
E mesmo que seja, de fato, uma oportunidade:
nem todas as oportunidades são propícias para todas marcas.
Quer entender como funciona na prática?
Founder REMIND
Mercadóloga e especialista em BX
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