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BRAND STRATEGY E O DESTINO DAS PME'S NO BRASIL

September 4, 2023

Sobreviver por mais de 5 anos no Brasil é um desafio e tanto como empresa. Principalmente para as pequenas e médias.

Seis em cada dez empresas abertas encerram as atividades em cinco anos

Segundo o IBGE, seis em cada dez empresas abertas em 2012 encerraram suas atividades em cinco anos. Isso equivale a cerca de 60% das empresas abertas em 2012. Entre as empresas sobreviventes em 2017, quase 60% têm pelo menos uma pessoa assalariada, já a maioria das empresas que fecham é formada apenas pelos donos e sócios.

Pequenos negocios tem maior taxa de mortalidade

Outra pesquisa interessante é a "Sobrevivência de Empresas" divulgada pelo Sebrae, que aponta que três em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil. A taxa de mortalidade de negócios desse porte é de 29%. Já as microempresas têm uma taxa de falência de 21,6%, enquanto as de pequeno porte, de 17%.

Os motivos mais comuns que impactam negativamente uma empresa, são:

  • Carência de uma jornada de vendas pensada no cliente;
  • Falta de planejamento estratégico, digital e financeiro;
  • Falha na organização e priorização de metas e objetivos;
  • Baixa proximidade e conhecimento do público-alvo;
  • Escolha errada de ações e canais de comunicação;
  • Posicionamento fraco e sem diferenciação.

Para superar esses desafios e realmente ampliar as suas vendas e visibilidade de marca no mercado, você precisa responder algumas perguntas:

  • Como criar uma estratégia de marketing realmente precisa?
  • O que eu posso fazer para chamar a atenção dos meus possíveis compradores?
  • Quais argumentos posso usar na hora de vender para os meus possíveis clientes?
  • Qual o tipo de conteúdo devo criar em cada fase do funil de vendas?
  • Quais são os meus diferenciais? Como posso valorizar isso na minha comunicação?

Você pode até começar a empreender por necessidade.

Mas vai continuar por oportunidade e estratégia.

Investir na construção de uma estratégia de marca sólida pode ser um divisor de águas para o sucesso contínuo de sua empresa. Ao compreender a importância de transmitir sua identidade de maneira coesa e consistente, você estará estabelecendo as bases para um crescimento sustentável e duradouro no mercado. Indo contra as estatísticas e a favor do seu negócio.


Isso porque o processo de mapeamento de uma boa estratégia cuida de tudo para que você tenha um posicionamento diferente e realmente eficaz para o seu negócio. E isso impacta desde a estratégia de marketing, até a definição da linguagem, os canais de comunicação e as mensagens a serem transmitidas aos consumidores.


É esse processo de estudo, mapeamento e criação que te dá segurança na tomada de decisão, a fim de alcançar objetivos específicos, como o lançamento de novos produtos e serviços, fixação da marca, estreitar relacionamento com públicos de interesse e etc.



A forma como uma marca é concebida, desenvolvida e gerenciada pode impactar significativamente o desempenho financeiro, o valor da marca, a lealdade do cliente, a vantagem competitiva e outros aspectos-chave do negócio.

O nosso processo de Brand Strategy passa por algumas etapas, como:

1. Imersão de negócio e marca

Imersao de negocio e marca

2. Mapeamento de desafios e necessidades

desafios

3. Estudo de públicos de interesse

Publicos de interesse

4. Benchmark de concorrentes

Concorrentes

5. Definição de posicionamento

Posicionamento

6. Mapeamento do funil de vendas

Funil de vendas

7. Criação de trilhas de conteúdo

Trilhas de conteudo

8. Planejamento de ações estratégicas

Plano de açoes

Os resultados tangíveis desse processo?

  • Direcionamento de conteúdo;
  • Reposicionamento de marca;
  • Planejamento estratégico por quarter;
  • Guia prático.

Vamos fazer isso juntos?

Agende uma reunião agora mesmo por aqui.

Victória Monteiro

Founder REMIND

Mercadóloga e especialista em BX

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