Founder REMIND
Mercadóloga e especialista em BX
Você precisa entrar no ócio criativo.
O termo "ócio" está quase sempre associado a algo ruim, como preguiça e falta de vontade. Mas isso não precisa ser algo negativo.
Às vezes, temos o hábito de nos culparmos quando estamos no "ócio". Mas a verdade é que esse momento serve de trampolim para o aumento da nossa criatividade e, consequentemente, da nossa produtividade também.
Segundo Domenico De Masi, sociólogo italiano, o ócio criativo significa equilibrar a execução de três ações:
O equilíbrio justo entre o trabalho, o estudo e o descanso favorece (e muito) a criatividade. Afinal, são nos momentos de lazer, descanso e tranquilidade que a nossa alegria e a satisfação aumentam e, consequentemente, impactam a nossa capacidade inventiva.
A hiperprodutividade de tarefas, uma seguida da outra, coloca a nossa criatividade em segundo plano. Criar algo legal nem sempre é possível no meio da rotina cronometrada. Muito menos quando fica por último na to-do list. Por isso os hobbies, projetos autorais e momentos de troca são tão importantes no dia a dia. Esses momentos são o caminho da (auto) realização. Onde nascem as ideias, os sonhos, os produtos, as soluções.
É o lazer que descansa a mente e faz com que as outras coisas fiquem nítidas a ponto de fazerem muito mais sentido. Podar isso não faz o menor sentido.
Um cérebro feliz, satisfeito e relaxado desenvolve novas ideias, inclusive em momentos em que menos se espera.
Quem nunca teve uma ideia brilhante dormindo ou no meio do banho?
Produzir muito não é sinônimo de produzir bem.
Assim como produzir bem não é sinônimo de produzir pouco.
O ideal é achar a dose certa entre o trabalho, o estudo e a diversão.
Estar no "ócio" não significa não fazer nada.
Significa se entregar a algo que fuja das obrigações rotineiras de trabalho e se divertir com isso. É a capacidade de aproveitar a ponto de extrair ideias, de pensar, de ver, empreender, criar e aplicar.
Então, ao invés de sair do ócio criativo, entre nele.
Isso é fundamental para trabalhar, estabelecer estratégias e tomar decisões seguras.
Como você pode entrar no ócio criativo hoje?
1.
Comece anotando várias ideias, até aquelas que parecem ser improváveis de serem feitas tão cedo. Coisas brilhantes nascem de ideias malucas e inesperadas.
2.
Consuma conteúdos diferentes do que você está acostumado, isso ajuda a ampliar a visão de mundo e também a encontrar referências aplicáveis ao trabalho, à vida, aos relacionamentos e aos projetos autorais.
3.
Se doe verdadeiramente naquilo que faz. Existe um termo muito usado hoje em dia para explicar isso:
"mindfulness" - que significa doar sua atenção plena ao momento presente.
Está ouvindo uma música? Sinta a vibe.
Está lendo um livro? Viaje junto com os personagens.
Está assistindo um stand up?
Dê risada junto com o humorista.
Resumidamente, separe um espaço para se entregar a tudo aquilo que você gosta, te faz bem e te ajuda a relaxar a mente. Depois disso, você saberá o que fazer. :)
Founder REMIND
Mercadóloga e especialista em BX
Outras postagens