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GLOBAL BRANDING

November 25, 2021

O que levar em consideração para construir ou posicionar uma marca global?

Marca é conexão, relacionamento, interação e percepção, mas nunca uma regra.


Principalmente quando o mercado de atuação está espalhado pelo mundo todo.


O maior desafio de um projeto global é conseguir criar consistência na identidade da marca, respeitando as diferenças culturais, hábitos e expectativas de cada público. O fato é que cada um deles têm suas peculiaridades e é necessário adaptar o discurso da marca para que ela se comunique com as mais distintas pessoas de forma natural e convidativa, para gerar engajamento e identificação.

Para construir uma marca que vai se comunicar com diferentes ecossistemas sociais, é importante ter em mente muita clareza de qual é a essência da sua marca. Porque é isso que vai precisar estar presente em todas as expressões - de forma adaptada para o público de cada lugar. 


Exemplo, se a sua marca tem como essência ser diferenciadora pelo atendimento primoroso, porque você se preocupa em estar sempre perto das pessoas, então essa característica precisa estar intrínseca no seu jeito de se comunicar em qualquer lugar do mundo. O atendimento vai ser um diferencial no Brasil, no Canadá e no Japão. A diferença fica por conta da cultura. 

Seguindo o exemplo, a pergunta é: 

O que quer dizer um atendimento diferenciador em cada lugar do mundo?

Respondendo isso, fica mais fácil de colocar em prática.

Cada mercado tem suas particularidades em relação ao tipo de argumento de venda - e isso é muito específico. Existem mercados que focam mais em conceituação e outros mercados que têm consumidores preocupados com a qualidade em primeiro lugar. É preciso estudar o público local para ter flexibilidade e adaptar a comunicação sem ferir o posicionamento e a essência de uma marca - mas essa dica é para marcas globais ou locais.

No fim do dia, seja para uma marca global ou para uma marca local, o que não pode faltar para uma boa estratégia de marca é uma verdade que conecte todas as ideias da sua marca. Uma verdade daquelas que movem montanhas. Pode chamar de propósito. De posicionamento. De brand idea. Mas é preciso haver uma verdade. Que seja característica e diferenciadora, que transforme o seu negócio em uma marca com história pra contar. Essa é a história que seus públicos vão lembrar quando falarem de você.

É possível usar um posicionamento igual?

Sim.

Uma comunicação igual?

Dificilmente. 

Giovanna Marques

Creative Leader 

Especialista em Identidade Verbal

Victória Monteiro

Founder REMIND

Mercadóloga e especialista em BX

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