Founder REMIND
Mercadóloga e especialista em BX
Apenas 3% dos seus potenciais clientes estão prontos para comprar.
É por isso que você deve olhar para a experiência da sua marca.
Cada marca possui a sua própria jornada de conexão com o usuário, que pode variar de acordo com o modelo de negócio, estratégia adotada, produto ou serviço oferecido. Mas, desde que tenha fins lucrativos, o objetivo final é o mesmo: rentabilidade financeira e ampliação do valor de marca.
Partindo desse princípio, a chave para o sucesso é a experiência do consumidor, que é sentida e avaliada desde a primeira interação.
Nesse caminho, alguns potenciais clientes já estão mais avançados do que outros, é por isso que cada etapa deve possuir a sua própria estratégia de prospecção.
Essa jornada vai muito além da entrega de um produto de qualidade, é necessário um plano de marketing e vendas preciso, um bom posicionamento de marca e uma experiência encantadora em cada uma das fases, desde o momento zero, até de fato a fidelização.
Existem muitas variáveis nesse processo, mas a partir da visão do todo, fica mais fácil avaliar o nível de interesse do consumidor e adotar estratégias de venda, adoção, retenção, expansão e fidelização.
1. Marca & público:
Os dois se conectam através da comunicação.
É a partir disso que o jogo começa, nesse momento você precisa ter um plano de comunicação com objetivos claros, públicos mapeados, mensagens precisas e canais de comunicação estratégicos.
Um erro muito comum é achar que o seu consumidor vai olhar o seu anúncio e querer comprar. Isso não acontece, afinal, cada usuário se encontra em um momento de compra e em um nível específico de interesse.
“Como saber em qual nível ele está?”
2. Nível de interesse:
A pirâmide de Chet Holmes responde isso. Ela apresenta a divisão dos 5 níveis de interesse do seu público potencial e aponta que:
Ref: “The Ultimate Sales Machine” - Chet Holmes.
Isso mostra que usar a mesma abordagem de venda com todos não faz o menor sentido.
Por isso a estratégia de marketing e vendas é tão necessária: para segmentar seu potencial público e falar a ele exatamente o que ele precisa ouvir, no momento certo.
“O que fazer em cada nível de interesse?”
3. Funil de venda & pós-venda:
O famoso “funil de venda e pós-venda” prevê isso e apresenta o passo a passo para gerar novas oportunidades e ampliar o potencial de venda e fidelização, baseado no conceito de: atenção, interesse, desejo e ação (AIDA).
Pré-vendas:
• Topo:
O primeiro contato é decisivo!
Aqui as pessoas buscam mais informações sobre problemas ou necessidades que possam ter. Seja prestativo, apresente benefícios e foque em responder dúvidas do consumidor para que ele tenha uma boa impressão e se interesse, de fato, pelo seu produto ou serviço.
• Meio:
Quem tem problema busca solução.
O consumidor deseja resolver esse problema, mas ainda não tem plena certeza com quem fará isso. Tenha presença constante e forneça técnicas, insights ou ferramentas que valorizem a sua marca perante a concorrência, isso o ajudará a decidir.
Venda:
• Fundo:
A decisão dele é agora.
Ele quer escolher a opção com o melhor custo X benefício. Mostre valor de marca e ofereça benefícios personalizados, garantias, testes, demonstrações, mostre valor, faça comparativos de mercado ou o que for mais viável e benéfico para ambos os lados.
“Vendi! E agora?”
Pós-venda:
• Adoção:
Não dê espaço para arrependimento.
Nesse início de parceria, uma boa experiência de marca é decisiva para evitar cancelamentos ou devoluções. Proximidade, proatividade, agilidade e suporte fazem toda a diferença.
• Retenção:
Quem pertence, fica.
Boas práticas de atendimento e resolução de problemas é o básico para reter. Se atente aos detalhes, peça feedbacks e mantenha ele satisfeito com a entrega, assim ele se sentirá parte importante do seu negócio e escolherá manter a parceria. Do contrário: outras soluções serão avaliadas no mercado.
• Expansão:
É uma via de mão dupla.
Vender para clientes envolve menos esforço financeiro que uma venda do zero. A satisfação em dia abre espaço para upsell e cross sell. Colete feedbacks, faça otimizações, ofereça benefícios para novos produtos, crie em conjunto e o faça se sentir único.
• Fidelização:
É o resultado final de uma boa experiência de marca.
Fazer parte da vida do consumidor além da prestação de serviços, gera novas oportunidades, indicações e valor de marca. Chegar até aqui é ampliar a sua equipe de vendas exponencialmente sem investir nenhum centavo em novas contratações, pois o próprio cliente indica você.
É válido lembrar que a fidelização requer manutenção constante!
Continue valorizando quem chegou até aqui que os benefícios para sua marca continuarão crescendo. Clientes não ficam engajados da noite para o dia, é preciso interagir, perguntar, ouvir, analisar, otimizar e começar tudo de novo.
Founder REMIND
Mercadóloga e especialista em BX
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