Founder REMIND
Mercadóloga e especialista em BX
A criação de marcas bem posicionadas no mercado tem inúmeros objetivos, mas o principal deles é gerar valor. O problema é que construir uma marca só com um discurso bonito não cumpre esse papel.
Estudos apontam que 80% das marcas acreditam que entregam experiências incríveis aos seus clientes. Mas apenas 8% dos clientes confirmam isso.
O que apresenta uma imensa lacuna entre promessa X entrega.
O mais surpreendente é que o mercado ainda não olha pra isso.
50% das equipes de relacionamento e gestão atualizam seus produtos e serviços às necessidades dos clientes.
Apenas 30% organizam os processos internos para fornecer experiências superiores.
30%
possuem o hábito de coleta de feedback com clientes.
*Dados retirados do estudo “Closing the delivery gap” - Bain & Company.
Isso mostra quanto a proximidade com o cliente durante toda a jornada é decisiva para o crescimento. Diante de tantas informações, crescimento da concorrência e interações digitais, o relacionamento com o cliente se torna ainda mais difícil de ser construído e sustentado.
É aí que mora o erro.
BX é um ciclo inacabável de relacionamento e oportunidades. Esse ciclo só se torna positivo quando a empresa realmente se importa com a jornada do consumidor*.
* Vale lembrar que consumidor é qualquer pessoa que de alguma forma interage com a sua marca, seja para comprar, absorver conteúdo, indicar, trabalhar, vender, co-criar e etc, logo: clientes, parceiros, colaboradores, influenciadores de compra e o mercado geral.
As grandes referências em BX se preocupam de verdade em facilitar tudo que for possível antes mesmo do cliente ser cliente (no pré, durante e pós-venda). É nesse processo que ela conhece, entende, entrega e faz o cliente voltar.
A ativação de ações pensadas na melhoria de cada ponto de contato da jornada, envolve toda estrutura de uma empresa, desde a administração e gestão até o marketing e a operação.
O resultado de uma operação focada na experiência de todos não poderia ser outro:
Não precisa de muito para inovar:
Na prática:
Magalu: estratégia multicanal que integra por completo a jornada digital e física do usuário, facilitando a experiência de compra e recebimento.
Mercado Livre: inovou na forma de fazer entregas e lançou o Mercado Envios Flex. Com esse sistema de logística, o usuário pode comprar e receber o produto no mesmo dia.
Nubank: não foi o primeiro banco digital no Brasil, mas além de ser 100% online e sem taxas, possui um atendimento reconhecido pela proximidade com o usuário e alta taxa de resolução.
Youse: facilitou a cotação e compra de seguros no ambiente digital e segue inovando na simplificação de produtos.
Magalu: estratégia multicanal que integra por completo a jornada digital e física do usuário, facilitando a experiência de compra e recebimento.
Mercado Livre: inovou na forma de fazer entregas e lançou o Mercado Envios Flex. Com esse sistema de logística, o usuário pode comprar e receber o produto no mesmo dia.
Nubank: além de ser 100% online, possui um atendimento reconhecido pela proximidade com o usuário e alta taxa de resolução.
Youse: facilitou a cotação e compra de seguros no ambiente digital e segue inovando na simplificação de produtos.
É claro que erros acontecem, Brand Experience não anula isso.
Mas trabalha ativamente para que situações negativas sejam apenas um ponto da jornada do consumidor, não o final dela.
Founder REMIND
Mercadóloga e especialista em BX
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