Endereço
Rua, nº, Cidade
País, CEP
Entre em contato
555-555-5555
meuemail@provedor.com
Siga-nos

DE ONDE VEM ESSE BURNOUT?

November 25, 2021

De onde vem esse Burnout?

É sobre isso, mas não tá tudo bem.

O Burnout não nasceu na pandemia, mas foi evidenciado nela. 

Em 1974, o psicólogo Freudenberger trouxe uma definição clara sobre o tema: “Um estado de exaustão mental e física causado pela vida profissional”. 


Considerando a população economicamente ativa, somos o segundo país com maior número de pessoas com burnout, ficando atrás do Japão, apenas.

Acúmulo de função, ausência de planejamento, falta de alinhamento de processos organizacionais e juniorização dos cargos são práticas comuns que levam ao esgotamento completo das pessoas.


O resultado disso: ansiedade, depressão, cansaço crônico, insônia, dores musculares, mau funcionamento do corpo, baixa imunidade, falta de energia, ineficácia, perda de prazer e etc.


Apesar de comum, isso não é normal.

O fato é que essa exaustão física e mental é ocasionada pelo excesso de trabalho.

Então, uma das formas mais efetivas de resolver isso, é trabalhar na mudança de mentalidade das empresas.


Existem diversas ações empresariais que podem contribuir para uma rotina de trabalho mais saudável e leve e, ainda assim, manter a produtividade em dia. Afinal, trabalhar mais não é sinônimo de produzir mais.

  • Criar um espaço confiável e sem julgamentos para o colaborador pedir ajuda.

  • Organizar o escopo e os processos de trabalho do dia a dia.

  • Adequar as cargas de trabalho/horário de forma justa.

  • Incentivar momentos de pausas, descanso e cuidado com a saúde física e mental.

  • Fornecer todas as informações e ferramentas necessárias de trabalho.

  • Ser honestas e transparentes sobre cenários desafiadores.

  • Preparar a equipe para possíveis mudanças (com antecedência).

A cultura de feedback, acolhimento e reconhecimento são formas potentes para minimizar todos esses sentimentos esmagadores. Incentive verdadeiramente o colaborador! Benefícios extras não valem de nada se a equipe não tem tempo e energia para usá-los. 


A marca funciona de dentro para fora, então antes de mais nada, o time precisa estar bem.

Victória Monteiro

Founder REMIND

Mercadóloga e especialista em BX

Gostou? Compartilhe:

Outras postagens

10 de outubro de 2023
O mapa “Jornada do cliente: do zero a venda” é uma solução prática que ensina tudo o que você precisa saber sobre funil de vendas, níveis de interesse do consumidor, conteúdos estratégicos e jornada de consumo.
4 de setembro de 2023
Sobreviver por mais de 5 anos no Brasil é um desafio e tanto como empresa. Principalmente para as pequenas e médias.
REMIND
18 de maio de 2023
Entre tudo e tantas coisas, é preciso saber se diferenciar na era digital.
Share by: